Solicite Orçamento

Empresas que fazem inventário patrimonial

Empresas que fazem inventário patrimonial

Excelência Comprovada em Inventário Patrimonial

O serviço de Gestão de Ativos na Valor Engenharia é rigorosamente alinhado às diretrizes do CPC 27, que define as regras de gerenciamento do Ativo Imobilizado nas empresas.

Sabemos que cada empresa possui uma realidade particular e por isso, neste serviço, ofertamos diversas atividades que podem ser realizadas de acordo com a necessidade específica do cliente.

Dentre as atividades ofertadas no serviço de Gestão de Ativos, estão:

  • Inventário Físico
  • Tombamento/Emplaquetamento
  • Conciliação Contábil
  • Avaliação Patrimonial (vida útil e depreciação)
  • Testes de Impairment
  • Manual de Patrimônio

Atividades e Metodologias

A seguir, iremos detalhar a nossa metodologia utilizada nas demandas de inventário patrimonial, resumida pelas atividades que podem ser contratadas, inclusive de forma individualizada, a depender da necessidade de cada cliente.

1. Inventário Físico

Trata-se do processo de coleta das informações, onde a equipe da Valor Engenharia procede a caracterização física de cada bem, com a sua respectiva descrição técnica (marca, modelo, número de série, etc) e relatório fotográfico.

2. Tombamento

O tombamento ou emplaquetamento se dará pela afixação da etiqueta ou tag's de identificação, podendo conter número de identificação do bem, código de barras, logo da empresa e deve respeitar a legislação tributária. Essa etapa normalmente é realizada conjuntamente com o inventário.

3. Conciliação Contábil/Física

Essa etapa consiste no cotejamento dos itens presentes no inventario realizado comparando-os com os itens existentes no registro contábil, a conciliação se dá na identificação das sobras, que tratam-se de itens que foram inventariados e não se encontram na contabilidade ou itens existentes na contabilidade e não identificados no inventário, propiciando assim o saneamento.

4. Avaliação Patrimonial

Na avaliação dos bens, é usualmente utilizado o método do custo de reprodução, onde o valor justo atual é definido em função do valor de novo, por meio de consulta a fabricantes, distribuidores e representantes dos diversos bens ou em consulta às notas fiscais de compras recentes realizadas pela empresa.

A definição do coeficiente de depreciação a ser aplicado sobre o valor de novo é realizado tecnicamente, levando em consideração aspectos como manutenção, trabalho, vida útil, idade aparente e vida remanescente.

Alternativamente é possível a utilização do método comparativo de dados de mercado que consiste pesquisa no mercado para definir valor justo do bem de forma direta ou do método do fluxo de caixa descontado quando o item puder ser considerado uma unidade geradora de receita.

5. Teste de Recuperabilidade (Impairment Test)

O teste de recuperabilidade ou impairment test, é realizado quando se confronta o valor justo de cada item fruto da avaliação patrimonial com os valores existentes no ativo imobilizado, conforme detalha o comitê de pronunciamentos contábeis – CPC.

Atuação da Valor Engenharia:

Com três décadas de atuação no mercado, a Valor Engenharia já avaliou mais de R$ 34 bilhões em ativos patrimoniais e tendo emitido mais de 16 mil laudos. A empresa atende à uma diversificada base de clientes em múltiplos segmentos, no Brasil inteiro.

Nosso histórico robusto e a confiança conquistada no mercado são reflexos da nossa competência técnica e comprometimento com a excelência, tornando-nos a escolha ideal para empresas que buscam pelo serviço de gestão de ativos imobilizados.

Cases de Sucesso

Veja a seguir, alguns dos nossos serviços prestados neste segmento de Avaliação:


Entenda o que entregamos aos clientes

Primeiramente, se faz necessário destacar a individualidade da avaliação. No caso dos bens imóveis, por exemplo, cada imóvel apresenta características intrínsecas e extrínsecas à um determinado mercado, tornando assim, um trabalho único para cada laudo de avaliação.

Dito isto, na Valor Engenharia buscamos atender plenamente as finalidades e os objetivos dos nossos clientes, mas sempre permeando e respeitando os devidos aspectos normativos da atividade.

Além de todos os requisitos mínimos exigidos pela NBR 14653-1, os nossos laudos de avaliação irão conter os seguintes tópicos:

1 - Identificação

Classificação quanto ao uso, tipo e local do imóvel.

2 - Fundamentação

Especificação e grau de fundamentação do laudo.

3 - Vistoria

Visita técnica com relatório fotográfico agregado.

4 - Características

Da região e do imóvel que ora será avaliado.

5 - Pesquisa

Coleta de dados do mercado para fundamentação.

6 - Metodologia

Definição dos procedimentos adequados ao caso.

7 - Cálculos

Apresentação da memória de cálculos avaliatórios.

8 - Estatísticas

Tratamento estatístico e análises gráficas.

9 - Laudo

Apresentação do documento com os resultados.


Quem pode realizar avaliações?

Após a Lei 5.194 de 1996, art. 7º, a avaliação de imóveis passou a ser atividade exclusiva de engenheiros, arquitetos e engenheiros agrônomos, devidamente registrados nos seus respectivos Conselhos. Ou seja, é condição necessária o registro no CREA e/ou CAU para o profissional estar apto a emitir laudo técnico.

Por definição, a engenharia de avaliações representa um conjunto de conhecimentos técnico-científicos especializados e aplicados à avaliação de bens por engenheiros ou arquitetos.

Buscamos em nossa empresa realizar os procedimentos de excelência expostos nas normas da ABNT, que dentre outros procedimentos, destacamos principalmente:

  • Quanto à capacitação profissional: manter-se atualizado quanto ao estado da arte e somente aceitar encargo para o qual esteja especificamente habilitado e capacitado;
  • Quanto ao sigilo: considerar como confidencial o resultado do trabalho realizado e toda informação técnica, financeira ou de outra natureza, recebida do cliente a menos que autorizada a sua divulgação.

Dito isto, afirmamos que toda a equipe técnica da Valor Engenharia é formada por profissionais com larga experiência neste segmento de mercado. Estamos aptos para exercer a atividade de avaliações de bens e à disposição para atender plenamente às mais variadas demandas dos nossos clientes.


Sobre a Valor Engenharia

+34bi

em Ativos Avaliados

+15K

Laudos Realizados

+5K

Empresas Atendidas

+31

Anos de Experiência

Se você está procurando por empresas que fazem inventário patrimonial, você veio ao lugar certo! A Valor Engenharia é especializada em empresas que fazem inventário patrimonial e oferece uma ampla gama de serviços para atender às suas necessidades. Nossa equipe de profissionais altamente capacitados está sempre pronta para ajudá-lo(a) a encontrar as melhores soluções para o seu negócio. Conheça mais sobre nossos serviços e entre em contato conosco para saber como podemos ajudar a impulsionar a sua empresa!

Se você está em busca de empresas que fazem inventário patrimonial, a Valor Engenharia é a escolha certa para atender às suas necessidades. Com vasta experiência no segmento de engenharia de avaliação, oferecemos um serviço completo e personalizado para empresas de diferentes portes e segmentos.

Inventário Patrimonial: o que é e por que é importante?

O inventário patrimonial é um processo que tem como objetivo principal identificar e registrar todos os bens e ativos de uma empresa. Por meio desse levantamento, feito por empresas que fazem inventário patrimonial, é possível ter um controle mais preciso dos itens que compõem o patrimônio da organização, como:

  • Máquinas;
  • Equipamentos;
  • Móveis;
  • Imóveis, entre outros.

Além de promover uma gestão mais eficiente dos ativos, o inventário patrimonial feito por empresas que fazem inventário patrimonial também é importante para outros aspectos. Ele pode auxiliar no planejamento de compras, garantindo que a empresa tenha apenas o necessário e evitando gastos desnecessários. Também pode ser útil para fins fiscais e contábeis, já que fornece informações precisas sobre o patrimônio da empresa.

empresas que fazem inventário patrimonial: como escolher a melhor opção?

Ao pesquisar sobre empresas que realizam inventário patrimonial, é importante avaliar alguns aspectos antes de fazer a sua escolha. Primeiramente, verifique a experiência e a reputação da empresa no mercado. Opte por empresas que fazem inventário patrimonial que possuem um histórico comprovado de trabalhos bem-sucedidos e clientes satisfeitos.

Também é fundamental verificar se as empresas que fazem inventário patrimonial possui uma equipe qualificada e especializada em engenharia de avaliação. Afinal, é essencial que o inventário patrimonial realizado pelas empresas que fazem inventário patrimonial seja realizado por profissionais capacitados, que utilizem metodologias e tecnologias adequadas para garantir a precisão dos resultados.

Por fim, não deixe de solicitar um orçamento e comparar os valores e serviços oferecidos por diferentes empresas que fazem inventário patrimonial. Lembre-se que o preço não deve ser o único critério de escolha, mas é importante considerá-lo para garantir um serviço de qualidade com um custo-benefício satisfatório.

Vantagens do inventário patrimonial

O inventário patrimonial oferece diversas vantagens para os negócios que buscam por empresas que fazem inventário patrimonial. Além de permitir um controle mais preciso dos bens e ativos, ele também pode auxiliar no processo de seguro, garantindo que a organização tenha a devida proteção em caso de sinistros.

Além disso, o inventário patrimonial feito por empresas que fazem inventário patrimonial pode ser utilizado como instrumento de gestão, auxiliando na tomada de decisões estratégicas. Com ele, as empresas que fazem inventário patrimonial e demais negócios conseguem identificar itens que não estão sendo utilizados com frequência e avaliar a possibilidade de vendê-los ou alocá-los em outras unidades da empresa.

Recomendações: como manter o inventário patrimonial atualizado?

Para garantir que o inventário patrimonial esteja sempre atualizado e seja uma ferramenta efetiva de gestão, é importante seguir algumas recomendações. Primeiramente, é necessário que a empresa tenha um controle rigoroso sobre as entradas e saídas de ativos, registrando todas as movimentações.

Também é fundamental realizar uma atualização periódica do inventário, para garantir que novos itens sejam incluídos e que os antigos sejam retirados em caso de descarte ou transferência.

Por fim, contar com as melhores empresas que fazem inventário patrimonial, especializada em inventário patrimonial pode ser a melhor opção para manter o controle e a precisão do seu patrimônio. Conte com a Valor Engenharia e tenha um inventário completo e confiável para a sua empresa!


Encontrou o que procurava?

Faça seu orçamento gratis agora mesmo!




Principais cidades e regiões do Brasil onde a Valor Engenharia atende Empresas que fazem inventário patrimonial:

RJ MG ES SP PR SC RS PE BA CE GO e DF AM PA AC AL AP MA MT MS PB PI RN RO RR SE TO
  • Rio de Janeiro
  • São Gonçalo
  • Duque de Caxias
  • Nova Iguaçu
  • Niterói
  • Belford Roxo
  • São João de Meriti
  • Campos dos Goytacazes
  • Petrópolis
  • Volta Redonda
  • Magé
  • Itaboraí
  • Mesquita
  • Nova Friburgo
  • Barra Mansa
  • Macaé
  • Cabo Frio
  • Nilópolis
  • Teresópolis
  • Resende
  • Belo Horizonte
  • Uberlândia
  • Contagem
  • Juiz de Fora
  • Betim
  • Montes Claros
  • Ribeirão das Neves
  • Uberaba
  • Governador Valadares
  • Ipatinga
  • Santa Luzia
  • Sete Lagoas
  • Divinópolis
  • Ibirité
  • Poços de Caldas
  • Patos de Minas
  • Teófilo Otoni
  • Sabará
  • Pouso Alegre
  • Barbacena
  • Varginha
  • Conselheiro Lafeiete
  • Araguari
  • Itabira
  • Passos
  • Serra
  • Vila Velha
  • Cariacica
  • Vitória
  • Cachoeiro de Itapemirim
  • Linhares
  • São Mateus
  • Colatina
  • Guarapari
  • Aracruz
  • Viana
  • Nova Venécia
  • Barra de São Francisco
  • Santa Maria de Jetibá
  • Castelo
  • Marataízes
  • São Gabriel da Palha
  • Domingos Martins
  • Itapemirim
  • Afonso Cláudio
  • Alegre
  • Baixo Guandu
  • Conceição da Barra
  • Guaçuí
  • Iúna
  • Jaguaré
  • Mimoso do Sul
  • Sooretama
  • Anchieta
  • Pinheiros
  • Pedro Canário
  • Bertioga
  • Caraguatatuba
  • Cubatão
  • Guarujá
  • Ilhabela
  • Itanhaém
  • Mongaguá
  • Riviera de São Lourenço
  • Santos
  • São Vicente
  • Praia Grande
  • Ubatuba
  • São Sebastião
  • Peruíbe
  • São José dos campos
  • Campinas
  • Jundiaí
  • Sorocaba
  • Indaiatuba
  • São José do Rio Preto
  • Itatiba
  • Amparo
  • Barueri
  • Ribeirão Preto
  • Marília
  • Louveira
  • Paulínia
  • Bauru
  • Valinhos
  • Bragança Paulista
  • Araraquara
  • Americana
  • Atibaia
  • Taubaté
  • Araras
  • São Carlos
  • Itupeva
  • Mendonça
  • Itu
  • Vinhedo
  • Marapoama
  • Votuporanga
  • Hortolândia
  • Araçatuba
  • Jaboticabal
  • Sertãozinho
  • Curitiba
  • Londrina
  • Maringá
  • Ponta Grossa
  • Cascavel
  • São José dos Pinhais
  • Foz do Iguaçu
  • Colombo
  • Guarapuava
  • Paranaguá
  • Araucária
  • Toledo
  • Apucarana
  • Pinhais
  • Campo Largo
  • Almirante Tamandaré
  • Umuarama
  • Paranavaí
  • Piraquara
  • Cambé
  • Sarandi
  • Fazenda Rio Grande
  • Paranavaí
  • Francisco Beltrão
  • Pato Branco
  • Cianorte
  • Telêmaco Borba
  • Castro
  • Rolândia
  • Joinville
  • Florianópolis
  • Blumenau
  • Itajaí
  • São José
  • Chapecó
  • Criciúma
  • Jaraguá do sul
  • Lages
  • Palhoça
  • Balneário Camboriú
  • Brusque
  • Tubarão
  • São Bento do Sul
  • Caçador
  • Concórdia
  • Camboriú
  • Navegantes
  • Rio do Sul
  • Araranguá
  • Gaspar
  • Biguaçu
  • Indaial
  • Mafra
  • Canoinhas
  • Itapema
  • Porto Alegre
  • Caxias do Sul
  • Pelotas
  • Canoas
  • Santa Maria
  • Gravataí
  • Viamão
  • Novo Hamburgo
  • São Leopoldo
  • Rio Grande
  • Alvorada
  • Passo Fundo
  • Sapucaia do Sul
  • Uruguaiana
  • Santa Cruz do Sul
  • Cachoeirinha
  • Bagé
  • Bento Gonçalves
  • Erechim
  • Guaíba
  • Cachoeira do Sul
  • Santana do Livramento
  • Esteio
  • Ijuí
  • Alegrete
  • Recife
  • Jaboatão dos Guararapes
  • Olinda
  • Caruaru
  • Petrolina
  • Paulista
  • Cabo de Santo Agostinho
  • Camaragibe
  • Garanhuns
  • Vitória de Santo Antão
  • Igarassu
  • São Lourenço da Mata
  • Abreu e Lima
  • Santa Cruz do Capibaribe
  • Ipojuca
  • Serra Talhada
  • Araripina
  • Gravatá
  • Carpina
  • Goiana
  • Belo Jardim
  • Arcoverde
  • Ouricuri
  • Escada
  • Pesqueira
  • Surubim
  • Palmares
  • Bezerros
  • Salvador
  • Feira de Santana
  • Vitória da Conquista
  • Camaçari
  • Itabuna
  • Juazeiro
  • Lauro de Freitas
  • Ilhéus
  • Jequié
  • Teixeira de Freitas
  • Alagoinhas
  • Barreiras
  • Porto Seguro
  • Simões Filho
  • Paulo Afonso
  • Eunápolis
  • Santo Antônio de Jesus
  • Valença
  • Candeias
  • Guanambi
  • Jacobina
  • Serrinha
  • Senhor do Bonfim
  • Dias d'Ávila
  • Luís Eduardo Magalhães
  • Itapetinga
  • Irecê
  • Campo Formoso
  • Casa Nova
  • Brumado
  • Bom Jesus da Lapa
  • Conceição do Coité
  • Itamaraju
  • Itaberaba
  • Cruz das Almas
  • Ipirá
  • Santo Amaro
  • Euclides da Cunha
  • Fortaleza
  • caucacia
  • Juazeiro do Norte
  • Maracanaú
  • Sobral
  • Crato
  • Itapipoca
  • Maranguape
  • Iguatu
  • Quixadá
  • Canindé
  • Pacajus
  • Crateús
  • Aquiraz
  • Pacatuba
  • Quixeramobim
  • Goiânia
  • Aparecida de Goiânia
  • Anápolis
  • Rio Verde
  • Luziânia
  • Águas Lindas de Goiás
  • Valparaíso de Goiás
  • Trindade
  • Formosa
  • Novo Gama
  • Itumbiara
  • Senador Canedo
  • Catalão
  • Jataí
  • Planaltina
  • Caldas Novas
  • Manaus
  • Parintins
  • Itacoatiara
  • Manacapuru
  • Coari
  • Centro Amazonense
  • Belém
  • Ananindeua
  • Santarém
  • Marabá
  • Castanhal
  • Parauapebas
  • Itaituba
  • Cametá
  • Bragança
  • Abaetetuba
  • Bragança
  • Marituba
  • Acrelândia
  • Assis Brasil
  • Brasiléia
  • Bujari
  • Capixaba
  • Cruzeiro do Sul
  • Epitaciolândia
  • Feijó
  • Jordão
  • Mâncio Lima
  • Manoel Urbano (Manuel Urbano)
  • Marechal Thaumaturgo (Taumaturgo, Thaumaturgo)
  • Plácido de Castro
  • Porto Acre
  • Porto Walter
  • Rio Branco*
  • Rodrigues Alves
  • Santa Rosa do Purus
  • Sena Madureira
  • Senador Guiomard
  • Tarauacá
  • Xapuri
  • Maceió
  • Maragogi
  • Atalaia
  • Batalha
  • Delmiro Gouveia
  • Mata Grande
  • Palmeira dos Índios
  • Arapiraca
  • Coruripe
  • São Miguel dos Campos
  • Santana do Ipanema
  • Macapá
  • Santana (Porto Santana)
  • Laranjal do Jari
  • Oiapoque
  • Porto Grande
  • Vitória do Jari
  • Mazagão
  • Calçoene
  • Pedra Branca do Amapari (Pedra Branca do Amaparí)
  • Tartarugalzinho
  • Amapá
  • Ferreira Gomes
  • Serra do Navio
  • Cutias
  • Pracuúba
  • Itaubal
  • São Luís
  • Imperatriz
  • São José de Ribamar
  • Timon
  • Caixas
  • Codó
  • Paço do Lumiar
  • Açailândia
  • Bacabal
  • Balsas
  • Barra do Corda
  • Pinheiro
  • Santa Inês
  • Santa Luzia
  • Chapadinha
  • Buriticupú
  • Grajaú
  • Coroatá
  • Itapecuru-Mirim
  • Barreirinhas
  • Cuiabá
  • Várzea Grande
  • Rondonópolis
  • Sinop
  • Tangará da Serra
  • Cáceres
  • Sorriso
  • Lucas do Rio Verde
  • Barra do Garças
  • Primavera do Leste
  • Alta Floresta
  • Pontes e Lacerda
  • Nova Mutum
  • Campo Verde
  • Juína
  • Colniza
  • Guarantã do Norte
  • Juara
  • Barra do Bugres
  • Peixoto de Azevedo
  • Campo Grande
  • Dourados
  • Três Lagoas
  • Corumbá
  • Ponta Porã
  • Naviraí
  • Nova Andradina
  • Aquidauana
  • Sidrolândia
  • Paranaíba
  • Maracaju
  • Amambai
  • Coxim
  • Rio Brilhante
  • Caarapó
  • João Pessoa
  • Campina Grande
  • Santa Rita
  • Patos
  • Bayeux
  • Sousa
  • Cabedelo
  • Cajazeiras
  • Guarabira
  • Sapé
  • Mamanguape
  • Queimadas
  • São Bento
  • Monteiro
  • Esperança
  • Pombal
  • Catolé do Rocha
  • Alagoa Grande
  • Pedras de Fogo
  • Lagoa Seca
  • Teresina
  • Parnaíba
  • Picos
  • Piripiri
  • Floriano
  • Barras
  • Campo Maior
  • União
  • Altos
  • Esperantina
  • José de Freitas
  • Pedro II
  • Oeiras
  • São Raimundo Nonato
  • Miguel Alves
  • Luís Correia
  • Piracuruca
  • Cocal
  • Batalha
  • Corrente
  • Natal
  • Mossoró
  • Parnamirim
  • São Gonçalo do Amarante
  • Macaíba
  • Ceará-Mirim
  • Caicó
  • Açu
  • Currais Novos
  • São José de Mipibu
  • Santa Cruz
  • Nova Cruz
  • Apodi
  • João Câmara
  • Canguaretama
  • Touros
  • Macau
  • Pau dos Ferros
  • Extremoz
  • Baraúna
  • Porto Velho
  • Ji-Paraná
  • Ariquemes
  • Vilhena
  • Cacoal
  • Rolim de Moura
  • Jaru
  • Guajará-Mirim
  • Machadinho d'Oeste
  • Buritis
  • Pimenta Bueno
  • Ouro Preto do Oeste
  • Espigão d'Oeste
  • Nova Mamoré
  • Candeias do Jamari
  • Cujubim
  • Alta Floresta d'Oeste
  • São Miguel do Guaporé
  • Alto Paraíso
  • Nova Brasilândia d'Oeste
  • Boa Vista
  • Rorainópolis
  • Caracaraí
  • Cantá
  • Mucajaí
  • Alto Alegre
  • Pacaraima
  • Amajari
  • Bonfim
  • Iracema
  • Normandia
  • Uiramutã
  • Caroebe
  • São João da Baliza
  • São Luís
  • Candeias do Jamari
  • Cujubim
  • Alta Floresta d'Oeste
  • São Miguel do Guaporé
  • Alto Paraíso
  • Nova Brasilândia d'Oeste
  • Aracaju
  • Nossa Senhora do Socorro
  • Lagarto
  • Itabaiana
  • São Cristóvão
  • Estância
  • Tobias Barreto
  • Itabaianinha
  • Simão Dias
  • Nossa Senhora da Glória
  • Poço Redondo
  • Itaporanga d'Ajuda
  • Capela
  • Barra dos Coqueiros
  • Laranjeiras
  • Propriá
  • Canindé de São Francisco
  • Porto da Folha
  • Boquim
  • Nossa Senhora das Dores
  • Palmas
  • Araguaína
  • Gurupi
  • Porto Nacional
  • Paraíso do Tocantins
  • Araguatins
  • Colinas do Tocantins
  • Guaraí
  • Tocantinópolis
  • Dianópolis
  • Miracema do Tocantins
  • Formoso do Araguaia
  • Augustinópolis
  • Taguatinga
  • Pedro Afonso
  • Miranorte
  • Lagoa da Confusão
  • Goiatins
  • São Miguel do Tocantins
  • Nova Olinda
  • Nossa Senhora das Dores

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Valor Engenharia www.valorengenharia.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×