Solicite Orçamento

O que acontece quando uma empresa pede Recuperação Judicial?

O instrumento da Recuperação Judicial está regulamentado na Lei nº 11.101/2005, e no Capítulo III Art. 47 está assim definida: A recuperação judicial tem por objetivo viabilizar a superação da situação de crise econômico-financeira do devedor, a fim de permitir a manutenção da fonte produtora, do emprego dos trabalhadores e dos interesses dos credores, promovendo, assim, a preservação da empresa, sua função social e o estímulo à atividade econômica.

Do Plano de Recuperação Judicial que deverá ser apresentado pelo devedor em juízo no prazo improrrogável de 60 (sessenta) dias da publicação da decisão que deferir o processamento da recuperação judicial, sob pena de convolação em falência, e deverá conter, entre outras exigências, um laudo econômico-financeiro e de avaliação dos bens e ativos do devedor, subscrito por profissional legalmente habilitado ou empresa especializada.

Este plano discrimina qual é a situação da empresa, quanto ela deve e que ações deverão ser tomadas para pagar as dívidas e continuar a exercer sua atividade. Caso a justiça aceite a recuperação, deverá o Plano de Recuperação ser posto em prática em 60 dias. O administrador judicial nomeado pela justiça, servirá como intermediador entre a empresa, a justiça e os credores.

É possível a transformação da Recuperação Judicial em Falência, decretada pelo Juiz, na ocorrência de umas das situações a seguir:

  1. Por deliberação da assembleia-geral de credores;
  2. Pela não apresentação, pelo devedor, do plano de recuperação no prazo estabelecido em Lei;
  3. Quando houver sido rejeitado o plano de recuperação;
  4. Por descumprimento de qualquer obrigação assumida no plano de recuperação.

Fale Conosco

Envie uma mensagem ou entre em contato através de um dos nossos canais de atendimento.

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Valor Engenharia www.valorengenharia.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×